quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Música sem fronteiras


Acho que alguns dos meus queridos leitores sabem que eu sou espírita – e para quem não sabia, está sabendo agora. Gosto muito da doutrina, freqüento centro, estudo, leio e minha vida ganhou um sentido mais pleno desde que me aproximei do espiritismo. Mas não vim aqui falar de religião – embora minhas crenças e valores estejam embutidos em muitos dos meus textos. Vim falar de música, a criação artística que alimenta minha alma e conta a história da minha vida. Música sem fronteiras, sem barreiras, sem religião.

Comecei o texto falando da minha religião porque vim falar sobre música e religião. Na verdade, músicas universais, na minha opinião, mas que são vinculadas a um grupo ou artista de determinada religião. Já que sou espírita, me reservo no direito de começar a falar de música espírita, e quero destacar dois artistas: o compositor Gabriel Musse e o Grupo de Canto Iluminar – que foi por onde conheci o primeiro e que é, inclusive, compositor da música que dá nome ao grupo. As músicas do baiano Gabriel Musse têm uma densidade leve, são muito ricas em poesia, no sentido pleno da palavra. Elas passam as mensagens de forma inteligente e contagiante. Já o Iluminar é o grupo dos meus queridos amigos, também baianos, responsáveis por eu conhecer músicas que, hoje, fazem parte da trilha sonora da minha vida – e que eu indico para todos vocês. Eles acabaram de lançar o primeiro CD e seria injusto eleger uma música apenas para falar, pois cada uma delas tem um significado especial para mim. E cada vez que eu ouço, sinto uma energia diferente, cada vez mais intensa, daqueles que cantam com a alma e o coração.

E, provando que música não tem mesmo fronteiras, o Grupo de Canto Iluminar gravou duas músicas de um grupo católico, também da Bahia. Falando na Igreja Católica, quero destacar uma música que conheci dia desses e me encantou profundamente: “Contrários”, do Padre Fábio de Melo. Com letra rica em boas palavras e melodia envolvente, a música é daquelas que não tem como ouvir uma vez só. Aprendi com ele que “só quem perdoou na vida sabe o que amar”. Há lição mais universal que essa?

Dos evangélicos, por sua vez, vou falar de uma pastora que me emociona cada vez que abre a boca, seja para cantar ou para louvar (perdão aos evangélicos se o termo não é esse, mas foi o que me veio à cabeça agora...). Fernanda Brum é um ser iluminado, além de uma cantora excepcional. A conheci através da música “Espírito Santo” (apresentada pelos meus amigos do Iluminar) e me encantei, especialmente depois de saber a história que a fez cantar esta música. Mas tem uma música do DVD “Cura-me” que não me canso de ouvir: “Alta Madrugada”. Essa faixa, com 15min de duração, é alento para a minha alma.

Poderia passar horas aqui enumerando outras tantas músicas e artistas que fizeram a diferença na minha vida. Mas, só queria deixar claro que, independente de credos, a música está aí para emocionar, para ensinar, para ser sentida. Afinal, para quê impor barreiras ao que ultrapassa o material?

5 comentários:

*LIS disse...

Carol!
Muito legal o blog, e gostei ds textos, interessantes, completos e nao muito extensos.
Achei super legal voce falar de musica religiosa! Nao conheco, nao me interesso, para falar a verdade, mas se conhece e se fala muito pouco ou quase nada na midia e tal...
Beijao!

Luiz Alberto Machado disse...

Cada vez melhor e sempre, meus aplausos de pé. Cheguei para me atualizar com tudo de bom que tem por aqui, parabens sempre. E quando puder, confira as novidades da Agenda enquanto curte a webTVRadio Tataritaritatá na minha home page abaixo.
Aguardo sua visita e comentários, tá? Beijabrações, vamos aprumar a conversa & tataritaritatá!!!!
www.luizalbertomachado.com.br
Escritor, compositor musical e radialista (DRT 1511-PE).

Tainã Almeida disse...

Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso? ( sinopse)
Acessa o meu blog?

http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/
"Blog de uma adolescente"

Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz.
Desde já obrigada, tenha uma ótima semana;
Tainã Almeida.

LuanaFeliX disse...

http://luparaquesomos.blogspot.com/
agradeço a visita...

Bella disse...

Parabéns Carol , gostei muito do seu modo de pensar concordo plenamente .